Leia outras opiniões

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Formei com a Corrente


A semana foi conturbada. Tivemos notícias de todos os naipes, e muitos estão contrariados com os acontecimentos.

Mas existe um fato que está acima disso tudo: o jogo de quarta.

Portanto, é hora de deixarmos de lado opiniões, raivas, melindres, descontentamento.

Urge a necessidade de sermos RubroNegros acima de tudo. É dever cívico. Obrigação.

É hora de INVADIR O MARACANÃ. Se o dia 6 de dezembro de 2009 foi o dia mais importante do ano, o dia 28 de abril será o primeiro dia mais importante de 2010.

É hora de meter a mão no bolso e comprar o ingresso. É hora de gritar mais alto, de fazer o Maraca tremer.

É hora de mostrar que estamos acima do bem e do mal.

A MAIOR TORCIDA DO MUNDO FAZ A DIFERENÇA.

E aí, já formou??

CCM
DCF
ATRN

Estão nessa corrente os seguintes blogs e sites:

Blog da FlamengoNet - http://flamengonet.blogspot.com
Aqui é Flamengo, moleque: http://aquiehflamengo.blogspot.com
Blog do Flamenguista - http://blogflamenguista.wordpress.com
Buteco do Flamengo - http://butecodoflamengo.blogspot.com
Campeão do Mundo e Penta - http://www.campeaodomundoepentacampeao.blogspot.com/
Eu sou Flamengo: http://flamengo.com
Fla-Amizade: http://fla-amizade.blogspot.com/
Fla Jubá - http://flajuba.blogspot.com
Fla Pantanal - http://urubuzadams.wordpress.com
Flamengo Eternamente - http://flamengoeternamente.blogspot.com/
FlamengoRJ - http://www.flamengorj.com.br
FlaNews - http://flanews.wordpress.com
Gol do Mengão: http://www.goldomengao.blogspot.com
Jihad Rubro-Negra: http://br.oleole.com/blogs/jihad-rubro-negra
Magia Rubro-Negra - http://magiarubronegra.wordpress.com
MundoFlamengo - http://www.mundoflamengo.com
Ninho da Nação - http://ninhodanacao.blogspot.com
Primeiro Penta - http://www.primeiropenta.net
SobreFlamengo - http://sobreflamengo.blogspot.com
Tribuna Rubro-Negra - http://www.tribunarubronegra.blogspot.com
Uma vez, sempre Flamengo - http://umavezsemprefla.blogspot.com/
Urublog - http://colunas.globoesporte.com/arthurmuhlemberg
Urubuzada: http://urubuzada.blogspot.com

sábado, 24 de abril de 2010

Apoio total a Patrícia


De todas as más notícias que ocorrem ao Flamengo neste mês de Abril, a que mais me atemorizaria seria um possível enfraquecimento de Patrícia Amorim. O primeiro contato que tive com o discursso dela, apesar de já tê-la visto se expressar em outras oportunidades, foi no programa Bola da Vez da ESPN. Fiquei bem impressionado com a clareza e simplicidade de suas ideías. Também com uma postura, que se não dissimulada, me pareceu ética. Também pude observar uma pessoa apaixonada pela instituição que se habilitou a dirigir.

Diante todas essas qualidades me convenci de sua competência pera gerir o Clube de Regatas do Flamengo. Poderia ela ser o Oasis no deserto, o trigo puro, a maça saudável. Tarefa ingrata, já que a campanha do futebol logo que assumira, lhe deixava com a única opção de manter a estrutura existente vencedora, essa que denegriu a imagem do Clube por duas décadas.

Uma estrutura que afastou do clube seus grandes ídolos. Que deixou de cumprir explicitamente com suas obrigações trabalhistas junto a seus profissionais, e que hoje fere a folha financeira do clube. Que se permitiu ser alvo de desconfiança e anedotas quanto a sua credulidade, a ponto de jogadores deixarem explicitas suas más condutas justificando-as com a incompetência administrativa no clube e falta de pagamentos. Que sempre permitiu mordomias impetrando na gestão profissional dos atletas a conduta de que estrelas devem usufruir de tratamento diferenciado, sempre ocasionando distensão no grupo e insatisfação da maioria, quando não permitindo que outros tomassem decisões semelhantes, isso num ambiente extramamente competitivo onde a postura anti-profissional sempre leva ao fracasso.

Acredito piamente que temos diante de nós um momento impar na história do Flamengo. O momento que a torcida sempre almejou, e que só não comprará a idéia quem for muito vagabundo ou interesseiro. Temos diante de nós a oportunidade, apoiando nossa presidente, de limpar a corja que inflamou o Maior do Mundo à penúria e que se estabeleceu de maneira cancerígena no circuito de produção de craques e formação de times vitoriosos no Flamengo.

De jogadores safados que recebem salários padrão Europa quando na verdade não tiveram competência de ir buscar seu espaço no velho continente, pois se tivessem tido oportunidade, já teriam abandonado o barco qual fosse o momento em que se encontrassem. Jogadores que há anos desrespeitam a soberania da Nação Rubro-Negra com xingamentos e irônias, que entregam campeonatos sem o menor esforço, sem sangrar uma gota de suor, e saem depois para se divertir na Chatuba que eles querem transformar essa instituição centenária. Desses filhos pobres da pátria que o dinheiro metamorfoseia em mercenários sem camisa nem alma, mas que representam as poucas paixões que o ser humano ainda é capaz de produzir, seja ela fútil ou não.

Patrícia Amorim tem a oportunidade histórica de transformar o templo do futebol profanado há décadas em um lugar saudável e de bons exemplos. Começou abrindo com a possibilidade de profissionalizar a gestão do futebol. Depois, que venha um técnico capaz de evitar qualquer outro maior vexame em nossa história. Porque após a Copa, o que eu espero da Patrícia Amorim, é que ela saiba distinguir as maçãs boas das podres, o joio do trigo, e faça uma arruaça nessa estrutura viciada e cheia de vontades dos jogadores e dirigentes que habitam hoje o futebol do Flamengo. Qualquer decisão nesse sentido terá todo meu apoio, doa aonde doer.

quinta-feira, 22 de abril de 2010


Primeiro passo para moralizar o Flamengo é se livrar de Adriano. Ninguém muda a história desse mau caráter.

Segundo, Andrade, contra minha convicção, não tem mais habilidade para comandar o time. Mostrou incompetência em vários episódios e perdeu o controle da situação. É triste? Mas o Flamengo precisa de resultados que não estão vindo. Temos que agarrar as chances de contratar Muricy, que não deu certo no Palmeiras porque lá é tão desorganizado quanto aqui, mas que não tem o peso de nossa camisa.

Terceiro, tirar a braçadeira de capitão de Bruno. O cara é infeliz demais em suas declarações, atitudes e posturas, e ainda é o porta voz do clube. Só podem estar de brincadeira deixar Bruno como CAPITÃO DO FLAMENGO, uma verdadeira topeira, tão ignorante que não pode representar as idéias do grupo e do clube.

Depois, esta é a hora da Patrícia Amorim implementar o seu projeto para o futebol do clube, pois este modelo vencedor do ano passado já se mostrou defasado e instável, tendo na figura de Marcos Brás alguém incapaz de reparar arestas, embora eu o considere defensor dos interesses do clube.

Também penso que alguns atletas já renderam o que podiam no Fla e já deram sua parcela de contribuição, embora hoje componham uma panela que sirva somente para desetabilizar o ambiente: Álvaro, Juan, Fierro, entre outros.

Fora Kleberson, o pior jogador do Brasil. Se não é o pior, é o mais sem sangue.

Outro detalhe é entender o que acontece com a divisão de base do Flamengo. É muito jogador insignificante que surge: Vinícius Pacheco, Bruno Mezenga, Erick Flores, Camacho por agora. Ainda tem Galhardo, Jorbison entre outros por vir. Jogadores que nunca vão render nada, nem adianta esperar.

O Flamengo tem que reverter essa situação depressa. Não dá mais para acontecer essas ridicularizações que fazem nossos oponentes delirar e encontrar o argumento que eles necessitam, para humilhar essa instituição tão poderosa e querida.

O que eu vejo é um monte de jogador chinelinho, que na hora do veneno cruzam os braços ou ironizam a torcida, ela, a financiadora das mazelas e vaidades desses homens que em sua maioria não tem nenhuma formação, e que se não fosse o futebol, com certeza seriam assalariados ou meliantes.

Às vezes eu torço para que as pessoas comecem a dar menos importância ao futebol, nisso me incluo, para que a máscara desses salafrários caiam e mostrem a personalidade fracas desses seres humanos sem paixão, mercenários que veneram unicamente o dinheiro e pouco se importam para a alegria de quem realmente importa, os espectadores desse espetáculo chamado futebol. É claro, não esse apresentado pelo time do Flamengo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Messi 2014


Gostaria de entender o que que o futebol europeu faz ao jogador para se desenvolver tanto e encantar aos espectadores. Seriam as várias posições das câmeras que nada deixam escapar? Talvez fossem as modernas técnicas de aprimoramento das habilidades extra sensoriais do atleta em seu preparamento? Quiçá aprofundadas filosofias no estudo do futebol e na elaboração de táticas e esquemas complexos ao entendimento dos clubes menos abastados? Ou então, o poder aquisitivo de seus clubes que abocanham no mercado a nata dos jogadores insurgentes e elevam ao ponto extratosférico o nível técnico do jogo?

Talvez a resposta destas perguntas não justifiquem porque Lionel Messi é diferenciado. Genial tem sido a qualidade mais atribuida ao argentino de 23 anos. Confesso que já vi muitos jogadores geniais. Romário era irretocável com a bola dominada a 20 metros do gol. Sua explosão e velocidade, aliados a uma capacidade impressionante de se posicionar e finalizar, o credenciaram a ser o segundo maior goleador brasileiro. Além de um incrível carisma.

Ronaldo foi um fenômeno. Quando lá pelos seus 20 a 25 anos de idade, boaquiaberteou o mundo do futebol com sua velocidade e técnica. Ficou caracterizado pelas arrancadas em que o destino final era inevitavelmente o gol. Porém ficou marcado por sérias lesões, fruto de um trabalho muscular mal sucedido, e muitas confusões de caráter em sua carreira, vide exemplos de transferências conturbadas e casos polêmicos extra-campo.

O outro Ronaldo, ainda dá algum caldo de vez em quando. Apesar de ainda jovem, rende como veterano. Fruto do desestímulo de quem já não deve nada mais ao futebol. Ronaldinho Gaúcho deu e recebeu tudo do futebol. Foi genial e conquistador. E parou. Já são 5 anos desde aquele que podia ser comparado a Pelé e Maradona, como agora fazem com Messi. Gaúcho foi aplaudido de pé pela torcida do Real Madrid em pleno Bernabeu, e isso já explica quem ele foi.

Todos estes já citados passaram pelo mesmo trajeto de Messi. Foram idolatrados enquanto serviam ao Barcelona, e depois suas carreiras tomaram rumos que arrefeceram as inevitáveis comparações. Messi supera-os. Nesse exercício de comparação, o argentino ao meu ver debuta já um outro patamar: aos dos super craques. Nessa esfera atingida, Messi terá mais alguns anos para se firmar e superar grandes nomes do futebol. Nessa lista encontram-se, em ordem crescente de performance, Zidane, Garrincha, Maradona, Zico e Pelé.

Difícil é comparar a Garrincha. Sinceramente vi quase nada das pernas tortas em ação, logo, só cito que Garrincha é Bi-campeão do Mundo, e fez história relevante no Botafogo. Messi é melhor tecnicamente e como finalizador que Zidane. Este, porém, levou a França a duas finais de Copa e foi campeão da Champions, além de ter sido campeão por onde frequentou: Juventus e Real.

Já Maradona é um parágrafo a parte. Assim como que com Zidane, creio que vencendo a Copa da África Messi tornar-se-a mais vencedor e mais jogador que ambos. Mas qualquer um que tiver a curiosidade de digitar Maradona no You Tube terá noção do quanto a tarefa é difícil. Diego foi um mágico da bola. Fazia jogadas de pura habilidade e improviso. Porém Messi já atingiu esse estigma, e já conquistou muito mais coletivamente. Logo, basta uma Copa para que Messi ultrapasse-os e seja o terceiro melhor jogador da história.

Não que eu seja rubro-negro, mas para mim, e muitos outros, Zico só perdeu para Pelé. Zico era completo, cobrava penalidades com perfeição, enxergava o jogo e fazia o time jogar, concluia a gol em quantidade inebriante e geralmente atingia o alvo fatal. Para Messi se comparar a Zico, ele terá que fazer gols, muitos, pois Zico marcou quase 800 em sua vitoriosa carreira. Faltou a copa? Problema da Copa.

Porém, se Messi vencer a Copa 2010, e roubar o título brasileiro em pleno Maracanã, 2014, aí me desculpe Pelé, mas o maior jogador da História será Messi. Não só por estar em atividade plena até os 28 anos de idade,como, com certeza terá batido todos os recordes possíveis de gols marcados, títulos conquistados, artilharias e premiações. Aí o Mundo irá se render ao maior jogador do século 21, e colocará uma pá de cal na história cinquentenária do rei do Futebol.